Arquivo da Categoria "Informativo"

Primeira imagem de buraco negro da história fica mais nítida graças à IA

Postado por Rodrigo Siqueira Batista Batista em 21/abr/2024 -

Divulgada em 2019, a primeira imagem real de um buraco negro já registrada na história está mais nítida, após receber um novo tratamento com a ajuda da Inteligência Artificial (IA). O resultado foi publicado em 13/04/2023 no Astrophysical Journal Letters.

Leia mais: Olhar Digital


(Esquerda) Imagem do EHT do buraco negro no centro de M87 com base em dados de 2017, conforme relatado na Colaboração do Event Horizon Telescope et al. (2019a). (Meio) Resultado da reconstrução da imagem aplicando o PRIMO ao mesmo conjunto de dados. (Direita) A imagem PRIMO borrada para a resolução da matriz EHT. O diâmetro do anel de emissão, a assimetria de brilho norte-sul e a depressão de brilho central estão presentes em todas as imagens. A imagem PRIMO oferece uma utilização superior da resolução e faixa dinâmica da matriz EHT.

Referências

  1. Medeiros L, Psaltis D, Lauer TR, Özel F. The Image of the M87 Black Hole Reconstructed with PRIMO. The Astrophysical Journal Letters, 947(1):L7, 2023. DOI 10.3847/2041-8213/acc32d

Computação analógica resolve equações complexas, rumo ao mercado

Postado por Rodrigo Siqueira Batista Batista em 14/abr/2024 -

Pesquisadores da Universidade de Massachusetts Amherst demonstraram que o memoristor, um componente eletrônico com memória intrínseca, pode resolver problemas científicos complexos com uma quantidade de energia significativamente menor que aquela exigida pela computação digital tradicional. Os memoristores são utilizados na computação neuromórfica (inspirada no cérebro) e, em contraste com a computação digital baseada em transistores, representam uma forma de computação analógica. Os resultados obtidos pelos pesquisadores com chips baseados nesses componentes comprovam a “supremacia analógica”, superando as limitações da computação digital.

Leia mais: Inovação Tecnológica

Chip integrado contendo matrizes de barras transversais de memoristores de vários tamanhos, que a equipe levou uma década para projetar e aprimorar.
[Imagem: Can Li/Qiangfei Xia]

Aspectos Neuroimunológicos das Meningoencefalites Bacterianas

Postado por Rodrigo Siqueira Batista Batista em 07/abr/2024 -

A interação entre os patógenos, neurônios e células do sistema imune presentes no sistema nervoso central (SNC) é uma aspecto central para a emergência da meningite bacteriana aguda, doença de grande relevância clínica e epidemiológica. Neste domínio, pesquisadores demonstraram, recentemente, que durante uma infecção no SNC, bactérias do gênero Streptococcus são capazes de ativar neurônios nociceptores, os quais liberam CGRP (peptídeo relacionado ao gene da calcitonina), um neuropeptídeo com potencialidade para modular macrófagos, inibindo a produção de quimiocinas. O resultado é o menor recrutamento de leucócitos, o que cria um melhor ambiente para a proliferação bacteriana no SNC.

Leia mais: Artigo Completo

Referências

  1. Pinho-Ribeiro, F.A., Deng, L., Neel, D.V. et al. Bacteria hijack a meningeal neuroimmune axis to facilitate brain invasion. Nature 615, 472–481 (2023). https://doi.org/10.1038/s41586-023-05753-x.

Via Láctea Vista com Lente de Neutrinos

Postado por Rodrigo Siqueira Batista Batista em 31/mar/2024 -

Pela primeira vez, um retrato da Via Láctea foi montado usando neutrinos, partículas cósmicas de alta energia. Essas partículas foram detectadas pelo detector IceCube, um telescópio embutido no gelo da Antártida. Através de um algoritmo de aprendizado de máquina, mais de 60.000 padrões de luz de neutrinos foram analisados, resultando em uma nova imagem da Via Láctea. Esta pesquisa representa um avanço significativo, possibilitado pela revolução no aprendizado de máquina.

Leia mais: CNN

A ilustração retrata a Via Láctea vista através de uma lente de neutrinos, que é mostrada em azul.
IceCube Collaboration/U.S. National Science Foundation

Chatbot de IA para Assistência em Neurocirurgia

Postado por Rodrigo Siqueira Batista Batista em 18/mar/2024 -

O governo da China iniciou a implementação de um assistente de Inteligência Artificial (IA) para testes em sete instituições hospitalares em todo seu território, incluindo a cidade de Pequim. Este modelo de IA, que foi desenvolvido em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências – a principal instituição científica patrocinada pelo Estado – é baseado na tecnologia Llama 2.0 da Meta e foi oficialmente lançado no dia 11 de março de 2024. A intenção deste projeto é auxiliar neurocirurgiões durante a realização de procedimentos médicos de alta complexidade.

Leia mais: MedTech Asia

    A Ilusão do Livre Arbítrio

    Postado por Rodrigo Siqueira Batista Batista em 10/mar/2024 -

    “A Ilusão do Livre Arbítrio: Uma Perspectiva Neurobiológica” – O renomado neurologista Robert Sapolsky, da Universidade de Stanford, desafia a noção de livre arbítrio em seu novo livro. Com base em décadas de pesquisa com babuínos no Quênia e estudos sobre o comportamento humano, Sapolsky argumenta que nossas ações são o resultado de uma cadeia complexa de causas biológicas e ambientais. Ele sugere que a compreensão dessa realidade pode ser libertadora, especialmente em uma sociedade onde as pessoas frequentemente se sentem culpadas por coisas que estão além de seu controle. Siqueira R, Schramm F. (2008) também trazem contribuições e reflexões que alicerçam a compreensão da autonomia na análise sobre auto governar-se, uma importante ponte para avaliação do “livre arbítrio” (Siqueira R, Schramm F, 2013).

    Leia mais: BBC

    Robert Sapolsky é professor de biologia e neurologia na Universidade de Stanford, nos EUA

    Referências

    1. Siqueira R, Schramm F. A eutanásia e os paradoxos da autonomia. Ciencia & Saúde Coletiva (Río de Janeiro, Brasil) 2008 janeiro-fevereiro; 13(1): 207-221.
    2. Siqueira R, Schramm F. BIOETICA E NEUROCIÊNCIAS: OS DESÍGNIOS DA MOÎRA.Revista TB, Rio de Janeiro, 195: 5/26, out.-dez., 2013.

    I BraiNNIAC Workshop 2020

    Postado por Rodrigo Siqueira Batista Batista em 23/nov/2020 -

    O evento acontecerá no dia 12/12/2020 (Sábado) pela plataforma Google Meet e transmitido ao vivo através do YouTube.

    Cronograma

    08:00 – Abertura

    08:10 – 08:30 –> Conferência de Abertura: “As Origens do BraiNNIAC: Ciência e Sociedade” – Rodrigo Siqueira-Batista (UFV, FADIP e PPGBIOS/UFRJ)

    08:30 – 10:00 – Mesa Redonda “Em Busca da Consciência ‘Perdida’”

    • Palestra 01: Menon: como, Sócrates, você vai saber que achou a consciência se não sabe o que ela é? – Gustavo Leal Toledo (UFSJ)
    • Palestra 02: Diferença de grau (e não de tipo) entre IA e mente “humana” à luz da teoria funcionalista da mente estendida. – Alexandre da Silva Costa (UFRJ)
    • Palestra 03: CONFIA – Combate às fake news utilizando Inteligência Artificial. – Ronaldo Ribeiro Goldschmidt (IME)

    Coordenador: Ademir Nunes Ribeiro Júnior (FADIP e PPGBIOS/UFRJ)

    Debatedor: Eugênio Silva (UEZO, UNIFESO e UNICARIOCA)

    10:30 – 12:00 – Mesa Redonda “Nanociência e Inteligência Artificial”

    • Palestra 01: Aprendizado profundo aplicado à linguística computacional. – Alcione de Paiva Oliveira (UFV)
    • Palestra 02: Inteligência Artificial, Bioética e COVID-19. – Oswaldo Jesus Rodrigues da Motta (UFV e Universtità degli Studi di Torino)
    • Palestra 03: Nanoestruturas aplicadas no teranóstico de tumores. – Marina Guimarães Carvalho Machado (UFOP)

    Coordenadora: Mirna Peçanha Brito (UFV e PPGBIOS/UFRJ)

    Debatedora: Andréia Patrícia Gomes (UFV e PPGBIOS/FIOCRUZ)

    13:30 – 14:45 – Mesa Redonda “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ROBÓTICA”

    • Palestra 01: Fundamentos da interação humano-robô. – Alexandre Santos Brandão (UFV)
    • Palestra 02: Explicando modelos de aprendizado de máquina de caixa preta. – Daniel Louzada Fernandes (PPGCC/UFV)

    Coordenadora: Fabíola Alves Alcântara (PPGBIOS/UFRJ)

    Debatedora: Elen Nas (PPGBIOS/UFRJ)

    15:15 – 16:30 – Mesa Redonda “FÍSICA CONTEMPORÂNEA E NEUROCIÊNCIAS”

    • Palestra 01: Apropriação neurocognitiva de uma prótese virtual a partir de estímulos vibrotáteis. – Jean Faber Ferreira de Abreu (UNIFESP)
    • Palestra 02: Um estudo introdutório de efeitos não-lineares em neurociências. – José Abdalla Helayël Neto (CBPF)

    Coordenador: Vanderson Esperidião Antonio (UFV e PPGBIOS/UFF)

    Debatedor: Mathias Viana Vicari (UFV)

    16:30 – 17:00 – Conferência de Encerramento: “A Rede BraiNNIAC: Fronteiras e Perspectivas”. – Eugênio Silva (UEZO, UNIFESO e UNICARIOCA)

    © 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados